Oradores

Alexandra Lopes

Faculdade de Letras | Universidade do Porto

Socióloga. Professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Investigadora sobre áreas do envelhecimento, nomeadamente a desigualdade na velhice.

Estará presente para nos falar sobre "Envelhecer em Tempo de Mudança", no primeiro painel deste encontro, em formato GERONTalks.

Rui Nunes

Faculdade de Medicina | Universidade do Porto

Médico português. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Primeiro doutorado em todo o espaço lusófono na área da Bioética. Presidente e fundador da Associação Portuguesa de Bioética.

Estará presente para nos falar sobre os "Aspetos Vitais do Testamento Vital", no segundo painel deste encontro.

Natália Pereira


Licenciada em Gerontologia pela Escola Superior de Saúde em Bragança. Participou, na qualidade de estudante Erasmus, durante 6 meses, na Associación de Familiares de Enfermos de Alzheimer e outras Demencias de Galicia. Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 

Especializada no método UMAM pelo Instituto de Salud Pública de Madrid Salud del Ayuntamiento de Madrid. Pós-graduada em Prática Intensiva em Psicogeriatria, no Instituto CRIAP. 

Exerceu funções de coordenação numa empresa de Serviço de Apoio Domiciliário e como Diretora Técnica Adjunta numa Residência Assistida para Idosos. Formadora no Curso de Auxiliar de Geriatria. 

Estará presente no painel 'Práticas de Mudança' para nos falar sobre "O Comprometimento na Partilha de Conhecimento: O caso dos profissionais da área de Gerontologia". 

Bruno Soares

Câmara Municipal de Ílhavo

Licenciado em Gerontologia na Escola Superior de Educação de Coimbra. Pós-graduado em Equipas de Gestão para Pessoas Idosas e Práticas de Animação.

Exerce funções de docência no Curso de Psicogerontologia do Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração. Integra o Pelouro da Maior Idade na Câmara Municipal de Ílhavo.

Estará presente no painel 'Práticas de Mudança' para nos falar sobre o trabalho comunitário desenvolvido na Câmara Municipal de Ílhavo

Marisa Silva

Instituto Superior de Serviço Social do Porto

Licenciada em Gerontologia Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Mestranda em Gerontologia Social no Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP). 

Gerontóloga no ISSSP, afeta ao projeto Porto Importa-se. Orientadora local de estágios no mesmo projeto.

Estará presente no painel 'Práticas de Mudança' para nos falar sobre o trabalho desenvolvido no projeto "Porto Importa-se.". 

Maria Amélia Ferreira

Faculdade de Medicina | Universidade do Porto

Médica. Professora Catedrática e Diretora da Faculdade de Medicina do Porto. Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses. Coordenadora do Conselho das Escolas Médicas Portuguesas. Consultora do atual Presidente da República.  

Estará presente no último painel deste encontro para participar na mesa redonda "Gerontologia: área emergente (e presente)".

Carla Pinto

Observatório Nacional dos Direitos Humanos

Professora Auxiliar do ISCSP/UL. Doutorada na especialidade de Política Social. Assistente social com experiência de intervenção no VIH/SIDA e saúde mental. Leciona Serviço Social e Política Social nos níveis de ensino universitário de graduação e pós-graduação. Investigadora integrada no CAPP-ISCSP/UL e elemento do GISS-grupo de investigação em Serviço Social.

É ainda Coordenadora-Adjunta e Secretária Científica (I ciclo) da Unidade de Coordenação Pedagógica e Científica de Serviço Social e Política Social (ISCSP-ULisboa), elemento do Conselho Pedagógico (ISCSP-ULisboa) e Coordenadora Executiva do Mestrado internacional Advanced Development in Social Work (Erasmus +).

Estará presente para nos falar sobre os "Convenção dos Direitos das Pessoas Idosas", no segundo painel deste encontro.