Oradores

João Bem 

João Bem Biz

Licenciado em Novas tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro e Master em Marketing Digital pelo IPAM, João Bem é um profissional independente nas áreas da comunicação (design, web e marketing digital), com a missão de demonstrar o poder da da estratégia na comunicação digital. É organizador e orador em palestras de Comunicação Digital para empresas.É também responsável pela coordenação da Academia FLAG de Marketing Digital no Porto

Lídia Rego

LINQUE - Cuidados Paliativos em Casa

Psicóloga Clínica da Saúde. Formação avançada na área da Gerontologia e investigação na área da viuvez de mulheres idosas, no âmbito da tese de mestrado em Cuidados Paliativos. Experiência em apoio domiciliário privado com idosos desde 2007 e em equipa de cuidados paliativos na LInQUE desde 2015, nas quais também é formadora. Formadora na área da Gerontologia há mais de 6 anos na FUNIBER. Em doutoramento na área da educação também aplicada à gerontologia, articulando as duas áreas de conhecimento.

Nome Apelido

Gestor / Empresa

"Laudantium totam rem aperiam eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis."

Sílvia Machado

Santa Casa da Misericórdia de Mortágua

Licenciada em Sociologia pela Universidade em Évora, ex-doutoranda em Serviço Social no ISCTE, Pós- Graduações nas áreas relacionadas com a gestão de organizações sociais, com várias especializações na área da gestão de IPSS, Sistemas de Gestão da Qualidade e auditorias internas. Tem experiência no ensino superior como no passado na área do Serviço Social e Gestão da Qualidade na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) do Instituto Politécnico de Viseu, e presentemente assistente convidada em algumas Pós-Graduações. Paralelamente desempenha a função de Diretora Geral e da Qualidade da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, assumindo momentaneamente funções noutros projetos no terceiro setor, orientando dezenas de IPSS para a certificação da qualidade. 

Rosa Melo

Instituto de Gineste-Marescotti

Licenciada em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem Dr Ângelo da Fonseca, Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica pela Escola Superior de Enfermagem Dr Ângelo da Fonseca, e Curso de Estudos Especializados em Administração dos Serviços de Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Doutora em Enfermagem, especialização em Gestão de Unidades de Saúde e Serviços de Enfermagem, na Universidade Católica Portuguesa com o tema "Estratégias promotoras do desenvolvimento de competências relacionais de ajuda: o contributo dos dirigentes", defendida e distinguida com Summa Cum Laude. Professora Adjunta na ESEnfC, coordenadora do Poliempreende, foi membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e da Comissão de Auto-avaliação da Escola Superior de Enfermagem Bissaya Barreto. É investigadora principal do projeto estruturante "Implementação da Metodologia de Cuidado Humanitude" inscrito na UICISA:E da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Integra o Instituto de Gineste-Marescotti em Portugal (IGM-Portugal) exerce funções de formadora e de Diretora de Investigação do IGM-Portugal (estrutura funcional da cooperativa Via Hominis, para o estudo e desenvolvimento da metodologia de cuidado Humanitude®). Integra um grupo de formação de nível internacional, destinado a implementar a Metodologia de Cuidado Humanitude (MGM) nas Escolas de Enfermagem. 


Carlos Sequeira

Escola Superior de Enfermagem do Porto

Pós-Doutorado pela Universidade de Barcelona. Doutor em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto. Mestre em Saúde Pública Pela Universidade do Porto. Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Professor Coordenador na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). Coordenador da Unidade Cientifica Pedagógica - Gestão de Sinais e Sintomas da ESEP. Coordenador do Grupo de Investigação - NursID do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) -Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É autor dos Livros da editora LIDEL Edições Técnicas Ldª: Comunicação Clínica e Relação de Ajuda [2016] e Cuidar de Idosos com dependência Física e Mental [2007; 2010 e 2017].

Assunção Matos

Instituto Português de Afasia

Terapeuta da Fala docente na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro desde 2005. Exerceu no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação dos Hospitais Universitários de Coimbra desde 1992 até 2016; Doutorada em Ciências e Tecnologias da Saúde, pela Universidade de Aveiro, com o tema " Níveis de Actividade e Participação da pessoa com afasia: Desenvolvimento de instrumentos de avaliação portugueses".. É Coordenadora do Departamento de Disfagia da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e Vice-Presidente do Instituto Português de Afasia. É membro do Grupo de trabalho 5 (Societal Impact and Re-integration Research) do Collaboration of Aphasia Trialists . Membro fundador do Instituto Português da Afasia e Vise-Presidente da Direção desde 2016.

Mário Brandão

Stratbond Consulting

Licenciado e Mestre em Economia pela Universidade de Coimbra, com particular interesse nas temáticas associadas à Estratégia Organizacional.

Experiência de 25 anos como Gestor de empresas. Últimos 6 anos como Founder Partner da Stratbond Consulting.

Jorge Oliveira

siosLIFE

Licenciado em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, é Co-Fundador e atual CEO da siosLIFE - For Younger Spirits, uma empresa que se dedica à inclusão digital, envelhecimento ativo, promoção da saúde e bem estar na população idosa, através do desenvolvimento de Sistemas Interativos Adaptados.
Sempre disponível para novos desafios, e à procura de adquirir novos conhecimentos, acredita que as novas tecnologias podem estar ao serviço de todos e ajudar na inclusão social.
Sorrir e espalhar sorrisos são uma caraterística do seu dia-a-dia, viajar e conhecer novas culturas são oportunidades que nunca deixa escapar.

Márcia Silva

Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro

Licenciada em Gerontologia Social pela Escola Superior de Educação de Coimbra e pós-graduada em Gestão de Equipas e Cuidadores de Idosos. É certificada em Intervenções Assistidas por Animais pela ÂNIMAS - Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social. Atualmente, integra a AMPO - Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro.